domingo, 8 de setembro de 2013

Dia Internacional da Literacia – 08/09/2013

   Este ano, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é As Literacias para o século XXI.
   Segundo esta Organização, a literacia constitui um direito humano, uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal, social e humano, contribuindo para combater a pobreza, bem como para assegurar a igualdade de géneros, o desenvolvimento sustentável, a paz e a democracia.
   Em 2009, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) constatou que, na Europa, um em cada cinco jovens apresentava uma fraca competência no que concerne à alfabetização e 160 milhões de adultos foram considerados "analfabetos funcionais", situação grave, na opinião da diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, pois, além do avanço das novas tecnologias, o domínio da escrita é uma competência essencial nas sociedades modernas.
   Apesar de mais de 84% da população adulta mundial saber ler e escrever, ainda existem 774 milhões de pessoas que não têm esses conhecimentos básicos, vivendo a maioria na região sul e oeste da Ásia e na África subsaariana.
   Atualmente, a literacia é muito mais que saber ler, escrever e efetuar cálculos, ou seja, assume uma dimensão plural.
 
in http://www.unesco.org 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário