segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Comemoração do dia internacional da Biblioteca Escolar

No dia 27 de outubro do corrente ano, na Biblioteca da Escola Secundária de Fafe, teve lugar uma sessão cultural provida de algum relevo. Especificamente, duas turmas de alunos desta Escola tiveram a oportunidade de assistirem a uma representação teatral de uma peça da autoria da professora Isabel Pinto Bastos. Como personagens tivemos a professora Isabel Pinto Bastos (que representou o papel de “Biblioteca”), o professor bibliotecário Élio Geadas (que representou o papel de “PBX”), o professor Augusto Lemos (que representou o papel de “Secretaria”), o professor José Augusto Gonçalves (que representou o papel de “Buffet”), e pela assistente operacional da Biblioteca, Esmeralda Lemos (que representou o papel de “Blocos”). Releve-se também que o assistente operacional Ricardo Freitas, apesar de não representar qualquer personagem, teve, nos bastidores, uma mui relevante função, dado que deu apoio logístico, muito intenso e incansável, à referida atividade. De facto, Ricardo Freitas, sempre com elevado denodo, encarregou-se de: tirar fotografias; tratar da questão do som (instalação sonora) atinente ao evento; confecionar os, imprescindíveis, adereços que constituírem a adequada vestimenta de cada personagem – adereços esses muito bem feitos, e cuja execução “roubou” ao Ricardo muitas horas, quer no seu local de trabalho, quer, principalmente (tantas e tantas horas…) em trabalho extralaboral.
            Houve também a oportunidade de o professor José Augusto cantar uma cantiga, acompanhada à guitarra, e de o professor Augusto Lemos ler um poema de Eugénio de Andrade – com música de fundo, levada a efeito pelo professor José Augusto. 
            No que se reporta à atividade principal deste evento – a dita representação teatral –, a mesma desenrolou-se com muita entrega e ousadia, dado que os referidos atores, não obstante o seu amadorismo, revelaram elevada entrega a esta sua tarefa de atores teatrais.
Assim sendo, podemos aqui deixar sublinhado que, muitas vezes, o ser humano transcende-se, quando, como foi o caso, se empenha com denodo, afinco, coragem, ousadia e trabalho.
Refira-se que a esta atividade assistiram também a Diretora e o Subdiretor deste Agrupamento de Escolas, respetivamente dr.ª Natália Correia e Dr.º José Teixeira, facto que, em boa verdade, emprestou um caráter ainda mais oficial a esse evento.
            Finalmente, o professor bibliotecário da Escola Secundária de Fafe, Élio Geadas, encerrou a sessão, recorrendo a palavras de circunstância, pejadas, mesmo assim, de emotividade e companheirismo.
                                                                                       

                                                                                                   O professor:

José Augusto Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário