terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Autor do mês de outubro - Aquilino Ribeiro


                                                                                    
                                                                                           Fonte: http://www.gravatoqb.PT

Aquilino Ribeiro nasceu a 13 de setembro de 1885, na freguesia do Carregal, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu, e faleceu a 27 de maio de 1963.
Abraçou causas nobres e cívicas de defesa da cidadania lutando contra a opressão monárquica e, mais tarde, contra o regime fascista do Estado de Novo. Essa coerência e coragem da sua mundividência implicaram a prisão e o seu exílio em França, onde frequentou a Faculdade de Letras da Sorbonne.
Em 1910, entrou para a Biblioteca Nacional de Portugal. Em 1921, integrou a direção da Seara Nova. Em 1960, foi indicado para o Prémio Nobel da Literatura por Francisco Vieira de Almeida, proposta subscrita por José Cardoso Pires, David Mourão-Fereira, Urbano Tavares Rodrigues, José Gomes Ferreira, Vergílio Ferreira e outros escritores.
 Como homem das letras, é considerado um dos maiores estilistas em prosa da literatura portuguesa sobretudo pela sua exuberância e opulência vocabular. Abordando uma grande variedade de géneros literários, terá sido como romancista regionalista e rústico que se evidenciou. As “Terras do Demo”, zona geográfica de onde é originário, serviram-lhe de inspiração para a criação das suas obras mais notáveis.
Como corolário de tão relevantes serviços prestados à cidadania e à cultura, a Assembleia da República decidiu, em 2007, homenagear a sua memória e conceder aos seus restos mortais as honras de Panteão Nacional.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário