No novo contexto informacional em que vivemos, resultado do desenvolvimento
das tecnologias e da Internet, em particular, é fundamental que a escola seja
capaz de preparar jovens que, para além de um leque de conhecimentos, alguns
axiais como a língua materna e a matemática, dominem um conjunto de
competências complexas no que à informação diz respeito. Para responder a essa
exigência, as bibliotecas escolares são um bem educativo e cultural essencial.
(…)
Todo este cenário exige que a escola promova o ensino e aprendizagem de
diferentes literacias, nomeadamente a literacia de informação, aqui entendida
como o conjunto de competências que capacitam para o acesso, uso e aplicação
eficaz da informação, em diferentes suportes, formatos e contextos. É este
desafio recente, assim como o da leitura, nos tradicionais e nos novos
ambientes, que torna as bibliotecas escolares tão necessárias. (…)
Por mais que a tecnologia nos inunde, a leitura continua a ser uma
aprendizagem primordial, condição de todas as outras. Aprende-se a ler, lendo,
o livro continua a ser o suporte de eleição para essa aprendizagem, e a
leitura, analógica ou digital, o instrumento de compreensão global. Nem todas
as famílias têm condições para proporcionar livros e um ambiente leitor às suas
crianças e jovens. As bibliotecas escolares são, pois, um ponto de acesso ao
livro, a outros suportes e a actividades que estimulam o interesse e
competências de leitura ao longo da escolaridade.
As bibliotecas escolares são igualmente um espaço de inclusão digital. (…)
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